terça-feira, 3 de maio de 2011

A luta contra o... mal!?


Aqui estou, me recuperando de uma otite, de uma sinusite e de sei lá mais o quê com "ite" que eu possa ter! Minha médica foi tão fatalista ao colocar tubos em minhas narinas e ouvidos que me sinto com poucos dias de vida já, haha. Portanto, antes que este fatídico dia chegue, vamos colocar a cachola pra pensar e bolar um texto bacaninha!

(Sim, quem me conhece sabe que tenho um dom para o drama)

Enfim, como quase todo mortal na Terra, estou acompanhando a morte de Bin Laden. Aliás, como disse o Zé Simão, tivemos uma semana Disney: o príncipe se casou, o Papa foi beatificado e o vilão foi derrotado! Yeah! Vivemos num mundo melhor agora... falta só um musical pra fechar com chave de ouro.

Acho engraçado o modo como algumas pessoas classificam o mundo. Entre bem e mal. Isso é coisa de conto de fadas realmente. O que temos são tons de cinza. Como você se classifica? Acha-se uma pessoa boa ou má? Muitos se julgam bons por terem uma religião e irem à igreja. Ledo engano, meus camaradas... isso no máximo o torna uma pessoa neutra. Bondade exige boas ações... o que tem feito pelos outros?

Por isso não me considero uma coisa ou outra. Sou humano. Sou cheio de acertos e imperfeições. Sou extremamente inconstante, oscilando da bondade extrema ao ódio profundo. Não fico imaginando o que faria em diversas em situações. Eu agiria da maneira que meu instinto me guiaria: afinal, sou um animal.

Os americanos no geral tem a tendência de rotular aqueles diferentes como maus, como inimigos... e engajar-se na luta contra esses "vilões". Às vezes nem sabe-se quem está combatendo, mas se o líder aponta uma direção, todos correm para lá sem duvidar do fato.

Estranho o mundo em que vivemos... em que a morte de uma pessoa é motivo de comemoração para centenas de milhares de outras. Não estou negando as ações cometidas por Bin Laden (a menos que você acredite nas teorias conspiratórias do 11/09... por sinal, dizem que a morte de Bin Laden será o estopim para uma explosão nuclear na Europa cometida por fanáticos), nem ignorando seus assassinatos. Só que é muita ingenuidade acreditar em coisas como "o bem venceu o mal", "a justiça foi feita" e outras bobeiras noticiadas pela imprensa mundial.

Vendo da forma mais crua possível, o terrorismo não acabou. Mata-se um cabeça da Al-Qaeda, cria-se um mártir. Os ataques continuarão. Não só por esse grupo em particular, mas por inúmeros outros. A violência está no sangue da humanidade, cravada na parte mais profunda de sua alma. A sociedade é sustentada por uma linha muito tênue. Vendo dessa forma, 2012 não parece nem tão absurdo assim...

Deixa pra lá. Logo surgirão outros vilões e heróis montados em cavalos brancos partirão em defesa da bondade, da democracia e de tudo que há de bom. Não fica bonitinho pensar dessa maneira?

Blé... como no Cowboy Bebop, será que vivemos no mundo real?

(Hora de partir e cuidar da minha debilitada saúde agora... isso, pelo menos, me PARECE real, hahahaha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário