quinta-feira, 26 de maio de 2011

A arte de inovar na idiotice


Já dizia o velho ditado "Mente vazia, oficina do diabo". Uma das novas idiotices entre os jovens australianos é a prática do "planking", que consiste em deitar-se com o rosto virado pro chão e os braços colados ao corpo, num local geralmente inusitado, e tirar uma foto disto. Aliás, a idiotice não é tão nova assim: surgiu nos anos 90, na Europa e no Japão, mas tornou-se uma febre na Austrália. Recentemente, a "prática" ganhou visibilidade no mundo quando um idiota resolveu fazer a gracinha numa viatura e, dias depois, quando outro resolveu "plankear" na varanda do seu apartamento e fatalmente despencou do sétimo andar. A moda causou também a demissão de funcionários de uma rede de lojas no país.

Eu acho que as pessoas tem o direito de fazer aquilo que quiserem, mas há coisas que são o cúmulo do absurdo. Quando você acha que não pode ser surpreendido em termos de idiotice, sempre provam que está errado. A moda do "planking" é algo que carece de propósito ou sentido. É tão lógico quando ser fotografado arriando a calça na cara dos outros na rua e falar que é uma nova prática. E sabe o que é pior? É capaz de algo tão cretino do tipo ter seus seguidores (felizmente meu blog é visitado por pessoas inteligentes).

Eu achei excelente o comentário na matéria acima (quando a li, só havia um comentário). A juventude de hoje é acomodada. Hoje em dia papai e mamãe fazem tudo para seus amorecos. Eles protegem seus filhinhos, passam a mão na cabeça em qualquer deslize. Não os ensinam a serem humanos de verdade. Não mostram que a vida não é um mar de rosas. Não ensinam coisas fundamentais como caráter e moralidade.

O que sobra? Uma juventude sem valores, vazia em ideologia, que faz tudo pra chamar a atenção. Nem é preciso ir longe pra ver isso... só ver o que postam nas redes sociais. Ser rebelde hoje em dia é uma idiotice. A coisa está tão escrota que, se quiser se diferente e marcante, é melhor ser careta. Sério, eu vejo nos jovens uma carência de conhecimento, de cultura, de perspectiva... dá até pena!

Qual a solução? O planking! Aliás, este é o menor dos males (ou melhor, nem é um mal, só escroto mesmo). Quando não se afundam em drogas, bebidas e tudo mais pra dar um sentido à suas merdas de vida, os jovens estão espancando pessoas nas ruas, tirando racha, queimando mendigos e outras coisas doces do tipo. Claro, tudo com a certeza de que papai e mamãe passarão a mão na cabeça depois.

Nunca tive uma relação próxima com meu pai (isso porque ele nunca entendeu que sou um gênio e penso de maneira torta, hahaha), mas sempre o admirei. De certo modo, ele me ensinou a ser o que sou hoje. E uma das coisas que mais valorizei na minha família é que se um dia eu fizesse merda, eu pagaria por isso. Afinal, depois de tudo o que me ensinaram, se eu pisasse na bola, eu seria um grande otário mesmo. Por pensar assim, sempre tive confiança no meu taco e nunca precisei chamar atenção de maneira forçada.

Enfim, é uma pena que num mundo cada vez pior, cada vez mais desigual, cada vez mais cínico, a juventude perca seu tempo com "planking".

Ah, façam-me o favor...

Um comentário:

  1. Cara, acho que isso foi o significado(momentâneo) que encontraram pra vida. A vida abaixo da mediocridade(escolha). Tão pouco sabem da manipulação de massa, menos ainda da ganância humana(capitalismo), que os fazem agir dessa ou de outra forma fútil. Pra que cada vez mais o "capital humano" seja ligado as cordinhas do poder, nos fazendo de marionetes. Ah, to meio sem saco sobre o assunto.
    Abração!

    ResponderExcluir