terça-feira, 31 de maio de 2011

Alienação Musical



Eu não sou particularmente fã do Alice Cooper, mas hoje li uma entrevista dele e achei algumas idéias bacanas. Me interessou muito a declaração sobre as combinações de artistas que nada tinham a ver uns com os outros, pois as pessoas iam assistir todas as bandas da noite, por mais diferentes que fossem.

Em partes, acho que isso é algo que falta pro rock atual. Uma das coisas que mais estraga o gênero são os posers bitolados que só conhecem um tipo de som e acham que tudo o que é diferente é porcaria. Esses que vão num show pra ficar "louco" só, sem ter idéia da mensagem que a música passa. Esses tipinhos geralmente queimam o filme do rock'n'roll e, infelizmente, muitos se encaixam nesse nicho hoje.

Outra coisa que acho fundamental nessa diferença é que os músicos eram... músicos, oras! Hoje em dia, você até encontra misturas de gêneros (bem bizarras, por sinal) em coisas como o Rock in Rio. Mas o que temos hoje é algo muito comercial... bandas montadas por produtoras e empresários com outras do mesmo tipo. A música mesmo fica em segundo plano... e é isso que fode com tudo.

Esse lance comercial é algo que acontece, na minha opinião, em coisas como "A banda mais bonita da cidade". Esse papo de que gravaram de forma despretensiosa e lançaram na net é a mais pura MENTIRA. É óbvio que existe uma puta produção por trás e dedo de gente grande nisso. Inventar algo do tipo é uma furada porque o público não é mais burro como antigamente (creio que não, pelo menos).

Mesma coisa que fizeram, por exemplo, com Malu Magalhães. Lançaram como uma revolução, como um gênio musical que foi descoberto no Myspace e todo esse blá blá blá. Caramba, onde está a menina agora? Foi tão forçado que é só ver as entrevistas dela: uma menina sem carisma e artificial. Creio que até o retardismo dela foi algo inventado pelo povo por trás. Esse tipo de coisa só serve pra queimar o filme mesmo.

Dos artistas atuais, quantos serão lembrados nos próximos anos? E olha que hoje vivemos na Era da Informação! A música está presente em todo tipo de aparato tecnológico... fazem de tudo pra vender determinada canção. E, mesmo com todo esse acesso, são artistas que duram um ano e esquecidos logo depois.

Queria que as coisas voltassem como antes, quando os músicos eram realmente isso. Quando eles bolavam por conta própria coisas maravilhosas em inúmeros estilos, revolucionando e se reinventando a todo tempo. Não essa coisa burra e mastigada que é vista como música pelo povo.

Se as pessoas tivessem noção do som que faziam antigamente (e, felizmente, hoje nós temos a internet... admito que sem ela eu nada seria, haha), elas veriam que o que ouvem hoje em dia não é nada. Claro, existem coisas boas atuais, mas é preciso peneirar mais. O problema é que hoje todo mundo quer seu lugar ao sol, quer seus cinco minutos de fama, mesmo sem entender NADA de música. E esses acabam tomando os holofotes dos verdadeiros artistas.

Acreditem, nós não precisamos de "ídolos" e "astros".

2 comentários:

  1. Pra achar coisa boa hoje em dia tem que garimpar mesmo e passar adiante! Recomendo a banda Gametas, muito bom o rock deles!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Quando quero ouvir músicas que vão esquecer rápido, eu procuro na internet. As vezes tem umas realmente boas que se tivessem sucesso, estariam sempre tocando. Então, gostei da 'banda mais bonita da cidade'. Porém sei que fatalmente ela será essas de 5min. Sei que ela não tem um som rico como The who, The Beatles, Led Zeppelin... Mas ouvir uma vez e falar que gostei é válido...rs Enfim, músicos hoje em dia são aqueles que são inspirados por essas bandas que citei e outras mais do nivel. Abraço!

    ResponderExcluir