segunda-feira, 9 de maio de 2011

Precisamos de um novo povo


Eu não disse que tenho sempre a razão? Quantas pessoas na foto? Sei lá, estourando eu chuto em torno de 50, que são aqueles entre a faixa e o carro de som logo atrás. Aliás, eu sou um péssimo fotógrafo... tirei outras fotos interessantes, mas escolhi esta porque dá pra ter uma idéia razoável das pessoas envolvidas.

Claro, um evento no Facebook não é algo muito confiável. Mas, das 1400 e cacetada pessoas que confirmaram presença no protesto, que alardeavam gritos de "justiça" e todo blá blá blá que conhecem, poucas apareceram. Aliás, dos meus conhecidos lá, só encontrei duas pessoas.

Enfim, pra quem está chegando agora, está foi a caminhada do "Fora, Peixoto", contra as irregularidades cometidas pela atual administração (perceba-se que estou usando minha veia jornalística e sendo muito polido). Foi realizada no último sábado, consistindo de uma caminhada entre a praça da Santa Teresinha e a Dom Epaminondas.

Cheguei cedo e, confesso, queria ter quebrado a cara, como dito no último post. Caminhava pelas ruas próximas à praça e já imaginava uma multidão reunida, hehe. Comecei a estranhar a falta de barulho... até chegar perto e encontrar somente um punhado lá. Uma conhecida lamentou a falta de engajamento da população.

Participei do protesto, registrei todo a caminhada. Lembrei da minha época na facul, quando trampava na TV Setorial e cobria coisas do tipo. Claro, isso foi há muito tempo, quando não ostentava esta vasta cabeleira... era somente um moleque idealista. Hahaha... falando assim, me sinto um avô! Deu até saudade!

Positivamente falando, o que me agradou no protesto foi a participação dos jovens. Bacana ver a molecadinha (nem tão moleques assim, claro) reclamando contra as péssimas condições de ensino da cidade, contra a alimentação que é oferecida à eles nas escolas... por sinal, o Fantástico desse domingo trouxe uma matéria do tipo! E, para o orgulho da nossa cidade, já se tornando tão importante quanto Monteiro Lobato, nosso Peixotinho foi citado! Confiram aqui e aqui como fazer seu pé de meia dando merda para as crianças comerem.

Mas, de que adianta reclamar? Vejo as pessoas e suas bravatas nas redes sociais. Quantas realmente fazem algo pra mudar? Caramba, era só ter levantado no sábado e, para aqueles que não trampam ou estudam, acompanhar a passeata. Claro, acho que o horário não foi muito propício para mobilizar o povo e tinha muita gente sem saber de nada. Mas continuo cético em relação à isso. Afinal, como já escrevi aqui, o Peixoto veio do povão... e o povão é, salvo raras exceções, assim.

Não precisamos de novos políticos.

Precisamos de um novo povo.

2 comentários: