sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A vida dá um jeito


Após grandes especulações e estardalhaço, a NASA anunciou nesta quinta feira uma descoberta importante pra ciência: uma bactéria que incorpora o arsênico ao seu DNA, elemento venenoso que supostamente não deveria fazer parte da química da vida - os elementos tradicionais são o fósforo, o carbono, o hidrogênio, o nitrogênio, o oxigênio e o enxofre.

Muita gente esperava revelações bombásticas em relação à extraterrestres - talvez relacionados com o vazamento de dados da WikiLeaks, quem sabe? Vai que um líder mundial aí é um ET disfarçado!

Enfim, eu esperava algo emocionante. Não deixa de ser algo importante, mas é meio óbvio até. É muita prepotência achar que a vida só acontece da forma como conhecem. O ser humano tem a mania de achar que sabe de tudo e que só aquilo que consegue enxergar é real. É como costumo dizer: enxergam os ponteiros do relógio, mas não vêem todo o maquinário que faz ele girar.

Já parou pra pensar que vocês podem não ter importância nenhuma pra vastidão da galáxia em si? Que estão isolados nos confins dos cosmo, visitados ocasionalmente por algum ET que virou à esquerda ao invés da direita na Alfa Centauro e só parou aqui pra mijar e bater umas fotos? Que são como uma cidadezinha de caipiras com suas crenças primitivas, ridicularizados pelos outros?

Claro, são só especulações. Mas eu vejo a Terra como a América antes do descobrimento. Sim, vocês são os índios, só aguardando a chegada das caravelas. Hmmmm... se isso acontecesse, seria interessante, levando em conta que os europeus acabaram com boa parte das civilizações indígenas. Imagina só: o ser humano, com toda sua arrogância, vendo que não sabe nada de nada. Quanto tempo ainda temos?

Deixando as piadas de lado, a "descoberta" da NASA abre espaço pra inúmeras novas pesquisas e maneiras diferentes de enxergar o universo. Aliás, se a vida só existisse como conhecemos na Terra, seria algo muito chato. Eu quero todas as pirações que vejo nos livros e filmes de ficção científica!

A vida é capaz de florescer mesmo no lugar mais inóspito... o Criador possui uma imaginação fértil, saibam disso. Por outro lado, tudo aquilo que vive o ser humano tem o dom de destruir. Eu vou esperar por caravelas.

A verdade está lá fora, meus amigos.

Um comentário: