terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Meu top 10 de melhores músicas de todos os tempos



Fim de ano chegando e algo que nunca sai de moda são as famigeradas listas top das coisas que marcaram o ano. Pois falando nelas, eu estava lendo esses dias a edição especial da revista Rolling Stone que elege as 500 maiores músicas de todos os tempos. Uma leitura bem agradável pra acompanhar todo o panorama musical do século passado e deste começo de século.

Claro que há algumas escolhas questionáveis, mas, enfim, vivemos numa democracia e cada um tem seu gosto peculiar. Eu mesmo sou bem eclético... acho que o pior erro que existe é você se encaixar num estereótipo ou fazer parte de algum grupo. Claro, isso é devido ao meu egocentrismo, mas todo mundo já sabe disso mesmo, hehe!

No final da edição há um compacto dos números da lista. Interessante ver que a maioria das músicas eleitas as melhores de todos os tempos são da década de 60 (com 195 eleitas!) e 70 (com 131). É até vergonhoso ver que atualmente não há quase nada que preste, quase nada que seja marcante (na lista, 2000 entra com 27 músicas e os anos 90 com 21). Vergonhoso, mas nenhuma novidade em nosso mundo fast food. Falta muita criatividade atualmente...

Há ainda na edição a opinião de músicos conceituados como Brian Wilson, Ozzy Osbourne, Slash, James Hetfield, entre outros, escolhendo o seu "top 10" de músicas. Fiquei pensando após a leitura no MEU top 10. Caramba, é uma tarefa muito ingrata escolher 10 músicas, mas vou tentar lembrar de canções que foram marcantes pra mim.

1. "Roundabout" (Yes)
Injustamente, não há NADA de Yes na lista da Rolling Stone. Caramba, como isso? A banda tinha tudo: excelentes harmonias vocais, instrumentistas virtuosos, melodias marcantes... Rock Progressivo é considerado chato por muitas pessoas. Pra mim, Roundabout é a prova de que NÃO é, principalmente em sua versão ao vivo, mais agitada.

2. "Stairway to Heaven" (Led Zeppelin)
Sempre fui meio preconceituoso com modismos. Nunca tinha prestado atenção em Stairway to Heaven... só conhecia o riff inicial, mas nunca me interessei em ouvir direito. Até o dia que ouvi meu irmão escutando-a... havia chegado na parte do "Oh, It Makes Me Wonder" e achei a melodia fantástica! Só aí fui ouvir com mais atenção. É, preconceito é uma merda mesmo...

3. "Space Truckin" (Deep Purple)
Deep Purple é uma das minhas bandas favoritas e essa é melhor canção deles, na minha opinião. Desde o riff marcante, que gruda na cabeça, até o vocal explosivo do Ian Gillan, pra mim é uma trilha sonora "putônica", uma das melhores músicas pra se ouvir com o volume no máximo.

4. "Baba O'Riley" (The Who)
A união entre o hard rock e o eletrônico. Todo o peso da música, com a interpretação majestosa de Daltrey e a linha melancólica cantada por Townshend ("Dont Cry/Don't Raise Your Eyes/It's Only Teenage Wasteland"), encerrando com um solo de violino com inspiração indiana. Realmente mágico.

5. "Space Oddity" (David Bowie)
Eu costumo dizer que a música boa pra mim é aquela que causa arrepios quando eu a escuto. Foi o que aconteceu quando ouvi pela primeira vez Space Oddity, na parte "Here, am I floating round my tin can". Uma melodia que te leva pro espaço, literalmente.

6. "Supper's Ready" (Genesis)
Outro clássico do Rock Progressivo. Apesar de grande, não é uma música cansativa. É a união da música com o teatro, graças à performance de Peter Gabriel. Uma canção verdadeiramente épica e de tirar o fôlego, que é ainda melhor vista ao vivo.

7. "You Really Got Me" (The Kinks)
The Kinks deveria ser muito mais conhecido aqui no Brasil. Adoro o sarcasmo e a ironia de Ray Davies. Ouvi You Really Got Me pela primeira vez jogando Battlefield Vietnam (que por sinal tem uma ótima seleção de músicas da época) e desde então pirei pelo Kinks. Essa música é uma das precursoras do Heavy Metal.

8. "I Can't Stand Losing You" (The Police)
Essa é outra canção que surgiu do nada pra mim. Meu irmão assistiu de madrugada na MTV e no dia seguinte a gente tava procurando a música na net. Claro, eu conhecia o básico do Police, mas I Can't Stand Losing You tem um ritmo muito gostoso e agitado.

9. "Wouldn't Be Nice" (The Beach Boys)
Uma música bonitinha que fala sobre o amor de uma forma inocente e pura. Acho a trilha sonora ideal pra esses romances inesperados de férias ou coisa parecida. Além disso, foi a música que fez eu prestar mais atenção nos Beach Boys - nem preciso comentar nada sobre o vocal deles, né?

10. "Suite: Judy Blue Eyes" (CSN)
Crosby, Stills e Nash são os reis da harmonia vocal pra mim. A voz deles é tão perfeita, combina de forma tão única, que parece irreal. Suite: Judy Blue Eyes é uma canção de Stills para sua ex-namorada, Judy Collins, e fala sobre a separação do casal. Eu queria que meus pés-na-bunda me fizessem escrever algo assim...

Poxa, eu podia colocar muito mais... é muito injusto mesmo escolher somente 10. Mas, aproveitando então esse clima de fim de ano, está aí a minha lista de melhores canções (pra variar, NENHUMA atual, hehe). Fica a dica pra quem curte boa música (alguém?) vasculhar um pouco, fugir da mesmice atual.

Logo mais eu volto com o último post do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário