segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Espero morrer antes de ficar velho

O título do post hoje é uma das linhas mais conhecidas do rock'n'roll, na canção My Generation, do Who - diga-se de passagem, uma das minhas bandas favoritas. Pra mim, a expressão "I hope I die before I get old" pode ser usada num contexto atual pra sintetizar a velhice idiota que temos hoje em dia, em que as pessoas sofrem da Síndrome do Peter Pan: querem viver uma eterna juventude, como se envelhecer fosse uma doença.

Ligue a TV e você verá inúmeros "artistas" que seguem essa linha. Caramba, o que há de errado em ser velho? Lembro quando tinha o programa do João Kléber (desaparecido, graças a Deus) e eu e meus irmãos zoávamos do visual "meninão" dele. Claro, eu sou suspeito pra dizer algo, já que ainda vivo nos anos 70: naquela época, as pessoas pareciam adultas. Porra, pegue os grupos de rock do passado e compare com a criançada que temos hoje. Essa galera "happy rock" tem 20 anos e cacetada, mas parece uma molecada de 12!

Mas, voltando ao assunto, uma das pessoas que mais exemplifica essa velhice idiota atual é a Susana Vieira. Dá até pena: ela quer parecer tão jovial, tão meninona, que vira e mexe vive pagando mico. Até a arrogância dele é provavelmente um escudo pelo fato de tão ridícula que é. Digna de pena mesmo. A última idiotice dela foi protagonizada na droga do Domingão do Faustão:



Tem mais uma parte (que não vou postar aqui porque o youtube apaga tudo) dela sentando no colo do namorado e ficando com os peitos de fora. Se alguém gosta de bizarrice, é só procurar no youtube.

Veja bem: nada contra idosos. Nada contra quem é jovial de verdade: quem leva a vida numa boa, sem pesar as coisas por causa da idade, quem sabe aproveitar tudo independente do passar dos anos. O problema é quando não há senso do ridículo. Quando querem mostrar uma mocidade artificial. Caramba, a mulher tem quase 70 anos pra ficar fazendo papel de otária na TV. Péssima atriz, cantora medíocre... como diabos alguém dá ibope pra uma porcaria dessas? É aquilo que sempre falo aqui: estão tirando grana daqueles que merecem. Daqueles que atuam, que cantam de verdade. É realmente um absurdo.

Envelhecer não é algo ruim. Nunca foi. Não é uma doença. Inúmeras coisas boas surgem com o tempo. Ainda sou novo... tenho 26 anos. Mas estou certo de que terei muito orgulho das minhas rugas e cabelos brancos. Ser jovial ou não é simplesmente um estado de espírito. Não há como forçar a barra ou parecer aquilo que não somos. Fica tosco. Fica artificial. Ou simplesmente ridículo, como no caso citado acima.

Portanto, ao contrário do Who, eu não espero morrer antes de ficar velho. Que isso aconteça antes de me tornar ridículo.

Isso sim é pior do que envelhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário