sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A era do politicamente correto


Um post mais nerd, pra variar, mas com um tema que achei bizarro. Pra quem não sabe (e eu creio que a maioria não deve saber), o camarada grandão do desenho ali é o Heimdall, um deus da mitologia nórdica, da forma como aparece nos quadrinhos do Thor - que, por sinal, não acompanho... nunca fui nerd de quadrinhos. Já o camarada à direito é um tal de Idris Elba, DJ de Hip Hop - que, por sinal, nunca vi mais gordo.

A polêmica? Ele irá interpretar o deus nórdico citado na adaptação do Thor para o cinema, o que levou um monte de gente a protestar com a escolha de um negro para o papel. Um tal de "Conselho dos Cidadãos Conservadores" promoveu um boicote ao filme por causa disso.

Vejam bem, eu não acho que isso é racismo. Caramba, tudo bem, é quadrinho, fantasia... mas é baseado na mitologia nórdica! Realmente, não faz sentido nenhum a escolha do DJ pro papel. Qual o sentido nisso? O politicamente correto? Tenho acompanhado inclusivo o comentário de pessoas negras que não vêem lógica na escolha.

E se fosse o contrário? E se alguém escolhesse um ator branco para o papel de alguma divindade africana ou algo parecido da cultura negra? Com certeza, acusariam os responsáveis de racismo, de neonazista e blá blá blá. Isso não passa de uma tremenda hipocrisia.

Temos que ser politicamente corretos então? Num filme sobre vikings, coloquem um negro no meio, afinal, é racista pensar que eles eram somente ruivos ou loiros. Ou então numa futura adaptação de Camelot, coloquem um dos cavaleiros como negro. Francamente, tem coisa que é o cúmulo da estupidez.

Ainda nessa linha do absurdo, os livros de Monteiro Lobato estão sendo censurados por serem considerados racistas. Caramba, querer tirar das escolas a literatura de Lobato por causa de uma ou outra expressão sem nenhum cunho ofensivo é outra coisa absurda. É o verdadeiro atestado à ignorância, não só do povo brasileiro, mas do mundo todo.

Quem são os verdadeiros preconceituosos? Quão tênue é a linha do que é permitido ou não?

Sei lá... só espero que no futuro eu não seja proibido de chamar um amigo negro de... "negro". Se eu chamo um branquelo de "alemão", tudo bem... mas se eu chamo um negro de negro estou sendo racista?

É... não consigo entender o politicamente correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário