sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma ditadura disfarçada



Tenho acompanhado toda a repercussão em torno da WikiLeaks e o desdobramento mais interessante ocorreu agora, após a prisão do Assange, com os ataques promovidos pelo grupo "Anonymous" (cujo símbolo ilustra o post de hoje). Quem são os verdadeiros terroristas da história?

Os EUA sempre se gabaram de ser a terra da liberdade, da oportunidade, e blá blá blá. Entretanto, isso só funciona da boca pra fora, como sempre. Aliás, as pessoas são especialistas em seguir algo somente enquanto está tudo sobre controle, pulando fora do barco quando chega a tempestade.

Costumo sempre escrever aqui que vivemos uma ditadura disfarçada através do consumismo. As pessoas tem a ilusão de que todos são iguais, de que todos possuem as mesmas oportunidades, mas não é assim que funciona. O fato de você trabalhar num emprego medíocre e ter uma parca grana pra enfrentar trânsito no feriado e se apinhar com trocentas pessoas na mesma situação funciona como um cabresto pra ti... bem vindo ao pão e circo atual.

As pessoas são encorajadas à seguir o pensamento de manada. As propagandas estão cheias de informações do tipo: vista tal roupa e seja como todo mundo. Ser diferente é errado. Não pense diferente! Não ouse ser diferente! Ironicamente, as pessoas buscam tanto uma identidade própria que acabam se tornando todas iguais. Patético!

Mas, veja bem, nós temos uma válvula de escape hoje em dia! Esse é o papel da internet, que torna possível uma luta modesta contra o "sistema". Algo exemplificado pela WikiLeaks e o vazamento de dados. O direito à verdade não deveria ser comum à todos? A liberdade de expressão não deveria ser algo encorajado? Ou será que nós só deveríamos seguir a "verdade" que nos é imposta?

Apoio os ataques promovidos pelo "Anonymous" e seu desejo de vingar o WikiLeaks. Vejo isso como uma prova irrefutável do poder do virtual na busca pela liberdade de expressão. Eu sou completamente à favor da anarquia. Esses dias me perguntaram sobre política. Eu não sigo NADA: idéias são boas somente no papel, mas quando as pessoas se reúnem, elas se desvirtuam. E, sinceramente, eu não preciso de alguém dizendo o que devo fazer: eu faço aquilo que quero, na hora que quero, como quiser.

Enquanto isso, as pessoas estão perdidas na doce ilusão de viver, sem querer acordar pra realidade...

Você vive ou simplesmente existe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário