sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tempos Modernos


Depois de alguns dias sem net, eis que retorno numa correria habitual. Eu não ia nem atualizar o blog essa semana (após meu texto "romântico" do começo da semana), mas resolvi escrever algo rapidinho, só pra não passar batido.

Engraçado como hoje somos dependentes da tecnologia. Falo isso por mim, mas creio que muitos são assim também. E, por tecnologia, entendam a internet mesmo, esse meio conectado que vivemos. Afinal, fazemos tudo na frente de um computador nesses tempos modernos. Encontramos nossos amigos nas redes sociais, acompanhamos as notícias pelos portais, assistimos filmes, ouvimos música, pedimos comida... praticamente dá pra fazer QUASE tudo pela net. E se não dá ainda, é apenas uma questão de tempo, acreditem!

Até onde isso é bom ou ruim? Como no recente texto sobre equilíbrio, é muito importante agir com moderação. Um dos primeiros textos quando voltei a escrever no blog tratou sobre isto também, sobre o mundo do faz de conta que é a net. Então, é sempre bom desconectar um pouco desse mundo virtual, para não acabar como os humanos do futuro em Wall-E.

(Hmmmmm... e o pior é que muitos vivem quase assim hoje em dia)

Se a civilização entrasse em colapso (algo não tão impossível de acontecer, na minha opinião), boa parte da humanidade seria extinta justamente por não saber fazer mais nada. Somos tão dependentes da tecnologia, das comodidades da modernidade, que provavelmente sucumbiríamos em uma situação do tipo. Não, não é preciso uma crise nuclear ou uma catástrofe de proporções épicas para levar o homem à extinção. É só desligar a tomada ou apagar a luz. Muitos morreriam nas próximas horas sem saber o que fazer.

Equilíbrio, novamente, é a chave de tudo. Hoje temos todo conhecimento do mundo em nossas mãos, mas muitos não o procuram porque acham que ele está ao alcance do dedo, mastigado. Conhecimento não é algo entregue de forma leviana: é preciso suar por ele. Levante a bunda da cadeira e vá saber como as coisas funcionam. Isso é uma das coisas que mais me surpreende nos seres humanos (e já comentei isso aqui): o fato de se orgulharem da sua estupidez. Vocês tem um tremendo potencial, normalmente desperdiçado por acharem que já são o bastante.

Nunca é o bastante pra ninguém. Sempre há algo a ser aprendido. Mas quantos realmente arregaçam as mangas e vão atrás do conhecimento?

Os que fazem isso são aqueles que manipulam os bastidores e sentam no topo da pirâmide atualmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário