quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Terra do Faça-O-Que-Quiser

Sejam bem vindos à tecnologia! Bem vindos à Era da Informação! Bem vindos ao mundo globalizado, em que você conversa com alguém do outro lado do mundo e não sabe quem é o seu vizinho! Em que você se gaba de ter trocentos "amigos" e seguidores num orkut ou twitter da vida, mas nem ao menos dá bom dia para seus pais! Bem vindos ao mundo do faz-de-conta virtual!

Viver no mundo virtual é tão bom, né? Veja só... analise o perfil dos seus amigos em alguma rede social. Todos possuem fotos maravilhosas, todos são felizes, todos possuem frases de efeito caprichadas... nossa, as pessoas parecem tão lindas, charmosas, inteligentes. Ninguém possui problemas, ninguém vive de saco cheio, ninguém acorda de mau humor. A grande questão é: onde elas estão no mundo real? Eu estou cercado de mediocridade, na maioria das vezes. Eu procuro carruagens e só encontro abóboras...

Vivemos numa sociedade tão fútil que as pessoas se escondem atrás de uma falsa imagem virtual. Patético! E a questão é que isso piore ainda mais. Quem já leu algum texto sobre um hipotético futuro cyberpunk sabe que o alcance da rede será ainda maior. Hoje em dia já temos caso de pessoas que sofrem um colapso após passar horas conectados, normalmente em jogos online.

Vamos pegar o caso do Second Life, tão badalado há algum tempo. Agora imagine esse mesmo mundo virtual somado às tecnologias de hoje, como o projeto Natal, da Microsoft, que aposenta os obsoletos joysticks: o sensor do console capta seus movimentos e sua voz. Muito em breve será possível realmente entrar num jogo ou num mundo virtual. Agora, imagina quantas pessoas não escolherão deixar pra trás suas vidas medíocres para ser transportado em um mundo onde ela é capaz de tudo? Imagina o impacto que tudo isto terá na sociedade logo, logo?

Sem contar que a Rede é uma terra sem lei, na visão de muita gente. Como exemplo, cito o caso da Mayara Petruso, que escreveu algumas abobrinhas no Twitter e agora responderá devidamente por isso. A tendência é muita gente rodar junto, enquanto a legislação virtual caminha acertadamente.

Aliás, o mais irônico da notícia é que a jovenzinha ingênua é uma estudante de... Direito. Sem comentários... tão estúpido quanto os filhinhos de papai que promoveram recentemente o Rodeio das Gordas na UNESP, uma grande "brincadeira", segundo um dos camaradas. Opa, que maravilha! Da próxima vez ele deveria levar a mãe dele então... tô doido pra dar uma montada!

Você quer liberdade de expressão? Ok! Mas também deverá responder por suas palavras! Uma vez que elas saem de sua boca (ou dedos), não há mais volta, portanto, muito cuidado com as bobeiras que alardeia.

Bah... mas de que adianta o alerta? Essas pessoas vivem na Terra do Faça-O-Que-Quiser... pelo menos até a dura realidade mostrar como as coisas funcionam de verdade!

3 comentários:

  1. Sensacional Thiago..

    Ao ler.. me veio a cabeça.. essas pessoas não vêem o tempo passar.. não aproveitam as pessoas ao seu redor.. e isso me intriga todos os dias.. sempre o medo de não aproveitar meus segundos como se deve.. tão perto e tãoo longe daqueles que realmente importam.. infelizmente tudo se tornou superficial.. "insignificante".. é como se o planeta afundasse aos poucos... sugados para o nada.. o inexistente.. uma pena realmente..

    Olha .. eu viajando aqui.. rs.. mas esse assunto me deixa indignada..

    Parabéns pela iniciativa!!
    Abraço!!
    Siluana.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e reflexão Thiago! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opa, valeu pelos comentários, pessoal! Infelizmente é um pouco da nossa sociedade, mas se depender de nós dá pra mudar um pouco as coisas!

    Abraços!!

    ResponderExcluir