quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio 40 Graus


E mais uma vez o Rio de Janeiro está em pé de guerra. É um absurdo num país como o nosso coisas do tipo acontecerem, ainda mais se formos levar em conta que sediaremos a Copa e as Olímpiadas nos próximos anos. O mais absurdo é ver o poderio dos criminosos e sua mobilização. E, obviamente, quem paga o pato com a onda de violência é o população.

Como viver com tamanha insegurança? Aliás, não é preciso nem ir muito longe: eu não me sinto nem um pouco seguro neste fim de mundo onde vivo. Sempre fui meio paranóico com essa questão da segurança, talvez pelo fato de ter morado boa parte da minha vida no Rio de Janeiro. Eu, particularmente, não confio em ninguém. Vivo pasmo com conhecidos que dão trela pra desconhecidos na rua, que pegam carona com estranhos e etc e tal.

Vivemos num estado perpértuo de medo, mas mascaramos as coisas. Achamos que levamos uma vida normal para não enlouquecermos. A civilização, a sociedade... tudo isso é uma grande piada, sustentada por um pilar muuuuito frágil. Lembram-se dos ataques do PCC há alguns anos? Como bastou um simples movimento para que uma cidade como São Paulo ficasse vazia, com o povo acuado como ratos em suas casas?

Ações como a que ocorrem no Rio neste momento são um teste. Creio que é possível consertar as coisas, mas para isso é preciso combater a corrupção e obedecer as leis. Num post antigo, eu perguntei do que o brasileiro reclamava sobre os corruptos se ele era tão corrupto quanto! Como exigir algo dos outros se você não segue nada disso? Infelizmente, no Brasil, impera a impunidade e o jogo de cintura. E sem um pulso firme pra combater esse "mal", nada dará certo!

É como no bom e velho "O Príncipe"... depois de um momento de bagunça e insanidade, tá na hora de alguém aparecer e colocar ordem na casa. E quem será essa pessoa?

Não quero ser pessimista, mas há uma tempestade se aproximando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário