quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A arte de dominar um povo

Acabei de ler uma matéria sobre uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que mostra como a população enxerga os serviços de utilidade pública e sua importância para sociedade. Nesta quarta, foram divulgados os dados relativos à cultura e justiça. Segundo a maioria dos entrevistados, preço alto, barreira social e distância dificultam o acesso às atividades culturais no país. Leiam aqui a matéria na íntegra: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/11/17/brasileiro-se-sente-distante-de-oferta-cultural-diz-ipea.jhtm.

O que mais me chamou a atenção na pesquisa não foram estes dados. Meio óbvio até... como querer que o povo tenha acesso à cultura se custam os olhos da cara? O fato é que o brasileiro em si não se interessa por atividades culturais. Segundo a pesquisa, se tivessem tempo livre, somente 9,9% dos entrevistados o dedicariam à pesquisa, leitura e estudos. Aqueles que frequentariam práticas culturais e de lazer equivalem à 7,7%. E, finalmente, a realização de práticas artísticas em 3,6%.

Educação e cultura são o primeiro passo para o avanço de um povo. É realmente um absurdo estes números, apesar de não serem nenhuma novidade. Lembro-me de quando era criança e mostrava para os outros os livros que lia. A maioria estupidamente dizia: "Nossa, você consegue ler tudo isso?". Por que para a maioria das pessoas ficar com o rabo quieto num lugar lendo é uma tortura? Hmmm... isso provavelmente cai naquilo que comentei no post passado... cinco minutinhos, lembram?

O mais engraçado é que o brasileiro se orgulha de sua ignorância. Ele se orgulha de sua burrice. E isso é algo que mais me irrita. Vale a pena salvar um povo como esse? A culpa não é somente dos governantes. Para eles, um povo burro é mais fácil de ser manipulado. O povo burro só precisa da sua novela das 8, um futebolzinho e uma esmola do governo. E eles lá vão ligar pra algum escândalo sobre corrupção?

Ontem falava sobre música com um amigo e discutíamos quase a mesma coisa. Vamos ver a indústria musical. Para os produtores, não é mais fácil lançar algo descartável? Você pega um favelado qualquer, dá um banho de loja nele e amanhã estão todos cantando "Créu". Não é preciso talento, não é preciso mais nada... o povo já o idolatra! Afinal, é mais fácil manipular alguém que canta o "Créu" do que "Pra Não Dizer Que Falei de Flores" (se bem que o povão de hoje dificilmente vá entender a letra...).

Qual a solução? Investir em educação e cultura, como já citado. Mas a questão mais importante: será que os governantes se interessam nisso? Vivemos uma ditadura disfarçada, meus amigos, em que você tem a doce ilusão de que é alguém e de que somos todos iguais. A melhor maneira de dominar um povo é eliminando sua cultura. Pois é... conseguiram.



Bom, lançaram a biografia da Geisy Arruda... talvez leiam isso, né? Quem sabe com uns desenhos no meio...

2 comentários:

  1. Cara dei uma lida nesse e no post anterior e te dou parabéns! Pelo blog e pelos posts. Vou colocá-lo na lista de blogs que eu recomendo no Ofensivo por Natureza (http://ofensivopornatureza.blogspot.com/)
    Abração! Beça

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu, Cabeça! Fico muito feliz que tenha gostado! E parabéns pelos textos no Ofensivo tbm... ele tá na minha lista aqui e sempre acompanho! =D

    Grande abraço, meu velho!!

    ResponderExcluir