quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Karma e Newton

"Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário."

Esse é o princípio do karma. Bastante semelhante à Terceira Lei de Newton, o princípio de Ação e Reação:

"Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário."

No post passado, eu falei um pouco sobre fé e todo aquele blá blá blá religioso. Comentei sobre a ligação, no meu ponto de vista, entre fé e ciência, que não devem ser vistas como forças antagônicas, mas como aspectos que se complementam. E eu acho que o karma e o princípio de Ação e Reação exemplificam um pouco o que quero passar.

Resolvi escrever sobre isso porque conversava sobre vingança com um conhecido meu que estava na fossa. Vingança é sempre algo desnecessário, na minha opinião. Desde que me conheço por gente, sempre pude testemunhar a velha lição do "aqui se faz, aqui se paga". Tudo o que fazemos para os outros, volta pra gente. Pode levar anos pra acontecer, mas essa é uma das certezas que tenho da vida, seja do meu lado lógico ou do meu lado espiritual.

Eu poderia passar a tarde dando inúmeros exemplos de pessoas que quebraram a cara por suas ações. Veja bem, nunca precisei me vingar dos meus desafetos (poucos, diga-se de passagem). A própria vida se encarregou disso por mim. Quando pisam na bola comigo, eu simplesmente apago as lembranças ruins dessa pessoa. Chego inclusive a guardar as boas, mesmo que não fossem verdadeiras. Afinal, pra que perder tempo com o rancor, remoendo coisas ruins? Isso só nos prejudica... nosso corpo funciona como um esponja, absorvendo toda essa energia ruim, o que refletirá em nossos aspectos físicos e mentais. O fato de você desejar o mal pra alguém faz com que, inconscientemente, coisas ruins aconteçam com você, justamente por "sugar" toda essa energia má, o que atrairá coisas piores. Mais uma vez, o velho princípio do karma, da ação e reação.

Claro, eu não sou um santo. Quando pisam na bola comigo, é natural sentir raiva... é a reação natural de todo mundo. Mas isso é sempre passageiro. O tempo sempre cura tudo. Então, ao invés de perder seu tempo remoendo mágoas, saia, se distraia um pouco, deixa a poeira baixar. Ah, sim, eu ainda tenho um diferencial: eu JAMAIS esqueço o que me fizeram. Não acredito na redenção alheia: quem pisa na bola uma vez, vai pisar na bola sempre. Simplesmente deixo a raiva de lado e sigo em frente.

Portanto, o melhor é utilizar todos esses princípios à nosso favor. Pense positivo, não sacaneie os outros, ajude sem querer nada em troca, leve uma vida "paz e amor"... cultive esses bons sentimentos que, tal qual a esponja mencionada acima, eles irão atrair coisas boas, tenho certeza disso. E lembre-se sempre que momentos ruins SÃO necessários: afinal, a vida seria muito sem graça sem desafios. São oportunidades de refletirmos e crescermos sempre!

Afinal, nada mais verdadeiro que "The End", dos Beatles:

"And in the end the love you take is equal to the love you made"

E no final, o amor que você recebe é igual ao amor que você doa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário