segunda-feira, 25 de abril de 2011

Felicidade


A felicidade realmente é um dom. Há pessoas que por mais que tentem jamais conseguirão encontrá-la. Justamente porque não percebem que ela não é o fim, e sim o meio em si. Eu não tenho o que reclamar das coisas. Como escrevi no texto anterior, não sou de ficar me lamentando. Acho que o segredo está justamente nisso.

Claro, tem também o meu egocentrismo. Nunca o vi como algo ruim. Aliás, não é uma coisa que afasta as pessoas. É simplesmente confiar em si mesmo. Acho que as pessoas hoje são muito inseguras porque elas esperam a opinião dos outros. Querem agradar outras pessoas, como se só fossem alguém devido à concepção de quem está ao redor.

Nunca pensei em agradar ninguém. Inclusive me acho uma das pessoas mais egoístas existentes. Quando quero algo, quero agora e quero do meu jeito. E, independente do tempo, sempre acho que as coisas vão melhorar. É o mesmo sentimento que motivou pessoas grandiosas no passado: sentir que o destino lhe reserva algo especial. E eu sempre pensei assim. Não sou o tipo de pessoa que pensa pequeno.

Por isso posso dizer sem sombra de dúvidas que sou uma pessoa feliz. Posso até não ter tudo o que quero - ainda - mas estou avançando neste sentido. Ironicamente, isso acontece porque eu tenho uma visão meio niilista da vida, não acreditando que existe muito sentido nas coisas (e muitos me consideram frio por isso). Talvez até tenha, mas poucos são aqueles que conseguem entender. Então não tenho a mesma visão prática que as pessoas tem, tornando-me muito idealista.

Acho que é mais ou menos a minha opinião sobre a espiritualidade. Você não encontra o tal "Deus", seja lá o que isso significa pra ti. Você simplesmente o sente. Sente nas pequenas coisas, naquilo que parece ser o mais insignificante possível. Se não conseguir senti-lo dessa maneira, nem adianta procurar que estará fadado ao fracasso.

A felicidade também funciona do mesmo modo. Há várias maneiras de encarar a vida, há muitos caminhos a seguir... tudo só depende de VOCÊ, das SUAS decisões. No fim das contas, é a SUA vida: você é o astro principal, seja lá quem diabos seja, um rei ou um andarilho. Então cabe a ti ter a sabedoria de escolher a melhor estrada e aproveitar a viagem.

Ou como diria Carlos Drummond de Andrade:

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"

Um comentário:

  1. Legal cara! Concordo...
    Só não concordo com o egocentrismo desenfreado. Isso não é amor próprio e sim esquecer que também depende dos outros em certas ocasiões e que a humildade tem que se fazer presente também. Não está escrito aí que você é esse tipo de egocêntrico, mas só explanando sobre o assunto...
    Abraço!

    ResponderExcluir