Aqui estou, após mais um carnaval em São Luiz do Paraitinga. E este, intitulado "Carnaval da Reconstrução", foi um dos mais divertidos dos últimos anos. Consegui aproveitar a maioria dos blocos, lutando contra meu habitual sedentarismo. As únicas coisas que me quebraram foram chinelos vagabundos e uma infeliz que foi pular de salto na lama e aterrissou no meu pé direito...
Fora isso, foi muito gostoso. Eu passo carnaval na cidade desde que era moleque. Vi o evento crescer de algo simples, só pro povo da cidade, pra algo que tomou proporções gigantescas. Confesso que nos últimos anos não passei em São Luiz. Muita gente pra pouca infraestrutura. Então, este carnaval teve um sabor antigo.
Vários amigos de lá comentaram o fato de encontrar o povo da cidade no meio dos blocos. Afinal, nos últimos anos você só encontrava gente de fora. Em 2011, com o limite na quantidade de pessoas, foi melhor organizado. Caramba, há quanto tempo eu não via crianças ou idosos acompanhando os blocos?
Outra coisa boa foi deixar o carnaval restrito pro outro lado do rio. A área ao redor da rodoviária é mais espaçosa, então haviam vários grupos dispersos, ao invés da muvuca nas ruelas da cidade, em que você levava minutos pra atravessar de um lado pro outro. Claro, havia gente por toda parte, mas a área próximo à praça e ao calçadão estavam mais tranquilas.
Fora isso, a impressão foi que o carnaval estava mais selecionado. Tinha muito gringo e poucos "manos". Tá, é carnaval, mas respeito é importante em qualquer situação e nada pior do que um bando de moleques chapados fazendo algazarra e importunando os outros. Então, nesse ponto, também tenho pouco que reclamar.
Espero que no próximo ano, mesmo voltando pro centro histórico, o carnaval continue com estas diretrizes: restrição à quantidade de pessoas e evitar a aglomeração dos turistas disponibilizando outros espaços. Que seja um carnaval que não esqueça também o povo luizense e aqueles que sempre estão na cidade. Enfim, nada muito complicado de implantar, na minha opinião.
(Achei essa foto na net e creio que me encontrei no meio. Você consegue me achar também? =P )
Nenhum comentário:
Postar um comentário