quarta-feira, 16 de março de 2011

Consumindo a Terra


Continuando o tema do post passado, apesar do teor apocalíptico, eu não acredito que as mudanças ocorridas são causadas somente pelo homem. Sim, a humanidade tem feito o possível pra foder com a Terra por causa do consumismo. As pessoas não consomem as coisas simplesmente pela sobrevivência e esse consumo desnecessário está sendo nocivo pra nossa saúde e pro meio ambiente.

Eu sou um notório pão-duro e afirmo isso com orgulho. Sei bem como o consumismo é foda, porque convivo com um bando de consumistas desenfreados. Então, pra mim não faz sentido pagar mais caro por algo se posso ter algo tão funcional quanto sendo mais barato. Ei, o Tio Patinhas não se tornou o pato mais rico do mundo por acaso!

Outro fato que me torna menos propenso a consumir algo é que dificilmente sou influenciável por algo. Sou muito teimoso e cabeça-dura! Então, não, uma propaganda do tipo "Com Avanço, elas avançam" não tem nenhum efeito comigo. Eu não consumo as coisas por modismo. Mesmo o ato de alimentar-se pra mim é uma necessidade, não um prazer: vivo muito bem com uma comida simples, se preciso, ao invés de gastar uma puta grana com um lixo chique gastronômico.

(Falando em modismo, alguém lembra do meu post sobre a "power balance"?)

Então, mesmo que o aquecimento global, o apocalipse, o fim de tudo que há (sim, estou mais sarcástico do que o normal), não seja causa do homem, ele ainda é responsável por doses cavalares de merda na Terra. Por exemplo, a quantidade de lixo que é jogado nos países africanos pelo simples consumismo não é brincadeira. Resíduos eletrônicos são jogados lá, envenenando o solo e contaminando com materiais químicos perigosos as crianças que trabalham desmontando essas peças de televisores e computadores. Pra onde vão mandar todo esse lixo quando o espaço se esgotar?

(Algo bem retratado no filme Wall-E!)

Mudanças climáticas sempre ocorreram. Hoje em dia, terremotos e tudo mais parecem ser mais comuns porque o homem se enfiou em todo canto possível e vivemos num mundo globalizado. Mas nada disso tira a culpa da humanidade por detonar com o meio ambiente. E isso é o tipo de coisa que PODE ser evitado! O Japão foi arrasado pelo terremoto, pelo tsunami, mas o que pode prejudicar muita as coisas por lá é um acidente nuclear! E, como dito no meu último post, isso é culpa do homem.

Se bem que é mais fácil mesmo o sertão virar mar do que a mentalidade dos seres humanos mudar em relação ao consumismo...

Afinal, imagem é tudo, não é mesmo? Como ser alguém se você não está vestindo as cores da moda?

Tsc, tsc... e depois eu é que sou louco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário