terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um pouco sobre respeito

Qual a diferença entre a sociedade do futuro e a de ontem?

Respeito.

Acho que o maior problema enfrentado por todos atualmente é o respeito, ou melhor, a falta dele. As coisas chegaram em um ponto em que logo essa palavra se tornará praticamente desconhecida. Poucos jovens a conhecem, na verdade, e isso resultado no arremesso de ovos do alto de prédios, agressão de domésticas, entre outros fatores (não preciso dar muitos exemplos, é só ligar a TV).

No post anterior, eu falei sobre um pouco sobre "fazer o que tiver vontade". Infelizmente, muitos deturpam o sentido dessa frase. Fazer o que quiser não significa sair por aí fazendo merda, como se fosse o dono da razão e dane-se o mundo. O real significado é estar bem consigo mesmo, ser fiel aos seus sentimentos e desejos, não reprimindo-os em relação à nossa insana sociedade.

Existe uma frase famosa que diz: "Nossos direitos terminam quando começam o dos outros". E isso é muito verdadeiro. Antes de fazer algo, devemos pensar se não irá soar ofensivo para o próximo, por "n" motivos que sejam. Devemos viver bem, respeitando uns aos outros, sem querer forçar a barra. Existem várias atitudes nos outros que eu abomino, mas não obrigo ninguém a mudar. Cada um possui uma série de qualidades ou defeitos, longe de mim querer alterar o individualismo de cada um.

Eu tento encontrar meus limites. Sou um cara muito desbocado... certa vez, meu irmão me criticou por falar alto e proferir todo tipo de palavrão num restaurante porque havia um casal de idosos ao lado. Só porque eu tento ser fiel ao meu "estilo", não quer dizer que aquelas pessoas eram obrigadas a ouvir tudo aquilo que dizia. Então, seja como for, eu concordei com meu irmão e tentei maneirar. É a simples questão de pesar tudo que tenho dito: viver plenamente com seus ideais e respeitar o limite dos outros.

(Claro, esse exemplo é relativamente tosco, mas serve pra mostrar um pouco sobre esse equilíbrio.)

Antigamente as coisas pareciam melhores porque as pessoas costumavam se respeitar mais. Hoje, como vivemos com o egocentrismo de cada um, as coisas costumam ser mais difíceis. Um simples ato de desrespeito acarreta em boa parte das desgraças que observamos hoje, da menor transgressão possível à algo realmente grave.

Cabe a cada um saber dosar um pouco de tudo isso. Não é uma tarefa simples, mas é algo que nos torna um ser humano melhor... aprendemos um pouco a cada dia tentando colocar tudo isso na balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário