sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Quer pagar quanto???

Na recente atualização eu falei sobre a nada mole vida de um músico. Esses dias tava fuçando a comunidade de bandas independentes no orkut e vi esse tópico: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=55214&tid=5373829567252228149.

Quanto custa o show da sua banda?

Caramba, eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que dizem tocar de graça. Ou o que é ainda pior: PAGAR pra tocar através da cota de ingressos. Poxa, isso só pode ser palhaçada!

Esse é o salário de vocês! Como um camarada mesmo citou, se você acha que sua música vale duas garrafas de cerveja, boa sorte mas não irá muito longe. Tocar numa banda é algo trabalhoso. Não só por todos fatores que citei na postagem anterior, mas é custoso também! Tem todo o lance do equipamento, da gasolina... isso não sai muito barato!

E quem são os culpados por essa desvalorização das bandas?

Nós mesmos...

Todo artistas quer se apresentar, isso é um fato. Por isso a maioria acaba se sujeitando a esses acordos abusivos. E o que mais existe por aí é dono de bar picareta, disposto a lucrar até o último centavo se puder aproveitar-se de uma banda ingênua. Portanto, eles oferecem uma merreca e o povo acaba se sujeitando a isso, quando deveriam bater o pé e exigir um reconhecimento melhor do seu trabalho!

Claro que, como falei, a culpa também é de muita banda. Muito dono de bar vai colocar o melhor e barato que ele conseguir pra se apresentar... e aí as próprias bandas vão abaixando o cachê até chegar nas duas cervejinhas. Ou na absurda cota dos ingressos.

Pra quem é músico de verdade, essa mentalidade acaba rapidamente quando seu trabalho é reconhecido. Mas outro problema, como citam na comunidade, é que muitas bandas são compostas por molecada, que só querem saber de bebida, diversão e mulherada. E com essa cabeça eles acabam passando uma rasteira naqueles que levam a sério o seu trabalho e reconhecem o seu valor.

Enfim, esse é um terreno espinhoso... uma hora ou outra, todo mundo se sujeita a isso (eu mesmo já toquei por miséria). Mas se você não se valoriza, ninguém te valorizará também. E depois de uns dois anos tocando por cerveja, vai ser difícil conseguir algo melhor do que isso...

União, criançada! Vamos exigir o que é da gente!



O tempo passa... logo estamos velhos ou mortos! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário