quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que eu faço?

Essa é uma das coisas que mais detesto! Alguém chega e pergunta: O que você faz? Prontamente, eu respondo: sou músico. E o cidadão: Tá, mas o que você faz de verdade?

Cacete, será que deveria ser assim? Lidar com arte é alguma coisa de segunda categoria? Lógico que hoje as coisas se deturparam um pouco, mas mexer com qualquer tipo de arte é lidar com os sentimentos dos outros, seja ele qual for. Seja expressar revolta e rebeldia com um pouco de punk rock, elevar o estado de espírito de alguém com alguma pintura ou divertir um cidadão por poucas horas com um filme ou encenação.

Então porque as coisas são tão ruins assim? Um artista tem menos valor do que um médico, advogado ou engenheiro?

É só ver pelos seus amigos que vivem de arte. Provavelmente a maioria é taxado de vagabundo. Ah, tá, então é fácil o que eu faço? Tipo, tocar durante horas uma média de trinta músicas? Conhecer a letra e os acordes de trocentas outras? Passar horas também ensaiando até a coisa ficar tinindo? Sem contar a correria pra encontrar alguém que valorize o seu trabalho, o transporte de equipamento próprio, viajar pra baixo e pra cima... sério, eu deveria ter feito algo "normal" e passar a semana toda enfurnado num escritório!

As pessoas vêem só o lado bom da arte, que é quando o cara tá no topo. Mas as coisas não são fáceis não... tem que ralar muito, comer o pão que o diabo amassou... e poucos tem saco pra aguentar tudo isso! Sem contar a desvalorização do que é um artista hoje, já que surgiram as "celebridades". Deve ser triste pra um ator que passou anos estudando ver um BBB deslanchando no lugar dele. Ou alguém que estuda música ter que aturar funk ou qualquer porcaria de dois acordes no rádio.

Ainda acham que isso é tranquilo? Que é coisa de vagabundo? Eu deveria era ganhar um medalha dessa sociedade patética por seguir com música!

Mas o que importa? O show deve continuar!



É um caminho longo pra o topo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário