terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sentados num barril de pólvora



Muito se fala sobre a violência no Brasil. Muitos preocupam-se com a imagem do país nos vindouros eventos realizados aqui, como as Olimpíadas e a próxima Copa. Como já escrevi, não creio que o Brasil está preparado pra um evento do tipo: é algo muito maior do que erguer uns estádios e roubar dinheiro do povo. Pensem bem: as capitais do país são deficientes em termos de segurança, transporte, saúde, entre outros quesitos. Como, em tão pouco tempo, resolver estes problemas de forma digna?

Mas, enfim, não vou falar sobre o assunto. Isto foi apenas para ilustrar o tema "violência" e a decadência da sociedade humana. Estava pensando em algo pra escrever, navegando pelos principais portais da net e... caramba, como tem desgraça acontecendo. Não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Vide a balbúrdia que o Reino Unido está passado. E, num efeito dominó, a violência deixou Londres e se espalhou por outras cidades. Não creio que seja algo tão organizado quanto pensam: é o típico pensamento de manada... acontece uma merda num lugar, uns aproveitadores abusam da situação e logo tudo isso se espalha. E exatamente isto mostra a fragilidade da sociedade.

A grande questão é a ironia do fato. Aconteceu em uma das principais potências mundiais, uma das nações mais desenvolvidas do planeta. Não estamos falando de conflitos tribais em países africanos, de rebeldes contra ditaduras no Oriente Médio, da guerra contra o tráfico na América Latina. Estamos falando do caos, puro e simples como deveria ser, gerado através do nada, daquela parte primordial, animalesca, de todo ser humano, que normalmente mantém escondida pra se adequar à sociedade.

Melhor dizendo, chamar essa parte de "animal" seria uma ofensa para os bichos em si. O animal age por instinto. Mata o outro por fome ou para se proteger. E passa o resto da vida correndo pelado por aí, trepando onde estiver, dormindo como quiser. O homem é o único que mata por sentimentos mesquinhos, por um par de botinas ou - o pior de tudo - pela simples maldade.

Coisas do tipo mostram como a vida que levamos é uma piada. O ser humano não é uma entidade bondosa, preocupada com o próximo. No geral, são miseráveis mesquinhos que fazem qualquer coisa pra aparecer nos holofotes. As pessoas, no geral, são tediosas, perdidas em falsos ideais e pensamentos fúteis sobre o que fazer nos finais de semana. E seguem por aí até o fim da vida.

Será que somos tão evoluídos como pensamos? Creio que teremos a resposta muito em breve... crise econômica das bravas, conflitos explodindo em tudo quanto é lugar, a desvalorização da vida em si!

Incrível como ao mesmo tempo em que a humanidade evolui tecnologicamente o respeito pela vida diminui igualmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário