quarta-feira, 27 de julho de 2011

A evolução humana



Estava lendo algumas notícias sobre os atentados recentes na Noruega e é surpreendente (ou não... as pessoas costumam ser previsíveis) que algumas pessoas e partidos europeus apoiem uma ação do tipo. O massacre levou as pessoas a debaterem a imigração. Se a perspectiva da nossa sociedade nunca foi lá grande coisa, agora parece pior ainda, com tantos sinais apontando para o fim.

Não é difícil imaginar o que pensam esses extremistas. Muitos países europeus passam por problemas financeiros com toda essa crise econômica mundial. Soma-se o discurso fanático dos partidos de extrema-direita e toda sua xenofobia. Estamos vivendo num barril de pólvora. Se uma guerra não eclodir de vez, teremos mais e mais ataques do tipo. E, como disse, o pior é o apoio cada vez maior das pessoas para ações extremas assim. Foi num ambiente propício como esse (crise econômica + xenofobia) que a humanidade se envolveu numa burrice chamada 2ª Guerra Mundial.

Xenofobia... xenofobia... são apenas humanos, sabe? O mesmo tipo de pessoa. Não importa a nacionalidade, a cultura, a cor da pele, a sexualidade ou qualquer outra classificação do tipo, o ser humano é o mesmo. Aquele que está matando provavelmente é alguém com inúmeras coisas em comum com você. Incrível como estão dispostos a atos extremos só por pensarem diferente. Eita, raça sem futuro mesmo! Por mais que os seres humanos evoluam, eles sempre estarão buscando meios de eliminar o próximo e destruir coisas. Às vezes dá vergonha de falar que nasci na Terra... ¬¬.

E isso não é uma exclusividade de casos extremos assim. Quantas pessoas não tiram sarro das outras que pensam de forma diferente? Isto vai desde o clássico bullying contra nerds nas escolas até os fanáticos por futebol que se envolvem em brigas de torcida. É algo que está enraizado nos humanos mesmo: o preconceito e o desejo de destruir aquilo que é diferente.

As pessoas simplesmente não param pra pensar em como elas poderiam aprender algo com aqueles ditos diferentes. Todo conhecimento é válido... e conhecimento é poder. Minha primeira impressão ao conhecer alguém diferente é absorver tudo que ainda não conhecia, aprender o máximo possível com suas experiências. Por que diabos eu iria destruir alguém com tanta coisa pra me ensinar?

Blé! Enfim, não sou o mais paciente dos seres. Se as pessoas se contentam em se matar, que assim seja. Infelizmente eu não sou muito otimista em relação ao futuro de muitos. Não adianta querer martelar algo na cabeça de idiotas por aí.

Queria escrever mais, mas tô meio sem tempo aqui. Fica então a dica. Ao invés de hostilizar aqueles diferentes, tenham um pouco de paciência e tentem descobrir mais sobre eles. No fundo, você irá descobrir que há muito em comum entre todos.

A vida é uma coisa só e ela não se limita às classificações determinadas pelo homem.

2 comentários:

  1. Oi td bem. Então, gostei do seu texto, meio que reflete as duvidas q nós possuimos. Talvez eu esteja viajando na maionese, mas mto do que vc falou eu associei a palavra Resiliência (se não sabe.. joga no google). Não necessariamente aos fatos q vc disse, mas em relação de como as pessoas lidam com o que eles acontecem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri! Eu conhecia o termo físico apenas... dei uma pesquisada no Google e encontrei o termo psicológico. Gostei... acho que todos deveriam ser resilientes. Problemas acontecem a todo momento, cabe à nós dar a volta por cima da melhor maneira possível ao invés de ficar choramingando! ^^

    Bjos e valeu por comentar!

    ResponderExcluir