terça-feira, 5 de julho de 2011

Fazendo a diferença



(Loukanikos contra a polícia: na Grécia, até os animais protestam!)

Uma das coisas que acho mais engraçada hoje em dia é a moda de "protestos no Facebook". Vira e mexe eu recebo convites de eventos para protestar contra alguma coisa, seja a favor da educação ou contra o aumento do salário de políticos (como este aqui, do Kassabão). Enfim, reuniões com ideais nobres, mas de execução estúpida.

Sério mesmo que alguém acredita que protestar pelo Facebook ou por qualquer rede social serve pra alguma coisa? Uma coisa é você divulgar informações pela internet e motivar o povo a sair pelas ruas, algo que dizem ter sido feito nas recentes revoluções no norte da África. Isso sim é algo de valia, já que hoje nós temos acesso virtual à informações que não eram tão facilmente divulgadas.

Agora, de que adianta confirmar uma presença hipotética num protesto de Facebook? Isso não irá adiantar em nada, além de você sentir-se estupidamente engajado com alguma coisa. Claro, porque as pessoas adoram se enganar. A quantidade de devotos de Che Guevara soltos por aí é surpreendente, mas na hora do vamos ver, todo mundo dá pra trás. Afinal, hoje é bonito ser revolucionário, lutar pelo meio ambiente e todo esse blá blá blá que vocês conhecem.

Não estou dizendo que as causas estão erradas: o modo que escolhem protestar é que está errado. E, pra piorar, temos esse "modismo" das pessoas que se unem à alguma luta. Típico pensamento de manada. E se fosse o contrário? Se fosse moda todo mundo tornar-se neonazista, será que as pessoas seguiriam só pra não se sentirem deslocadas? Creio que sim, ainda mais no mundo estúpido de hoje. Se no passado isso mostrou-se verdade, imagina agora, onde aparência é tudo e ninguém quer ficar de fora do "bando".

Se querem protestar contra algo, ótimo! Levantem a bunda da cadeira e façam algo (a menos, óbvio, que você seja um hacker talentoso pra fazer algo na frente de um computador, como fizeram recentemente). Reclamar das coisas somente por reclamar não irá resultar em nada. Claro, você pode se enganar todo dia e dormir com a consciência tranquila só por ter confirmado presença num protesto pelo Facebook. Mas não é assim que as coisas funcionam. Não é assim que as coisas mudam. E nem é muito difícil mudar tudo (apesar de trabalhoso): o problema é o status quo em que todos vivem hoje em dia. As pessoas erroneamente acham que é errado ser uma engrenagem solta da máquina chamada "sociedade".

Não, não é. Afinal, só copiando uma frase que li do "cão rebelde grego", o Loukanikos, que ilustra o post de hoje (óbvio, a frase não é dele, mas é mesmo assim interessante):

"Minha vida é curta, mas eu posso realizar grandes coisas, assim como você. Nunca se esqueça disso"

Todos nós podemos fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário