segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O poder maligno do rock



Vendo as bobeiras habituais da net nos últimos dias, me deparei com uma comunidade de "ex-roqueiros" no orkut. Os poucos participantes presentes abandonaram o rock devido à religião. Claro, as pessoas podem ter qualquer motivo para gostar ou deixar de gostar de algo.

O que me chamou a atenção foi o comentário de um dos participantes que, de certa forma, é a maneira "poser" como algumas pessoas vêem o rock e que me deixa particularmente irritado.

Segundo ele, essa "parada do rock'n'roll" era muito legal: sair todo dia vestido "diferente" com pessoas "diferentes" (?), beber qualquer bebida, cigarros e falar palavrão. O participante se dizia estúpido, revoltado e depressivo, reclamando também do fato de todo mundo ficar com todo mundo.

Enfim, que diabos algumas dessas coisas "legais" fazem parte do rock'n'roll? Veja bem, eu não me visto de maneira diferente (claro, isso dependo do conceito de moda das pessoas...), sou abstêmio e não fumo. Falar palavrão eu falo naturalmente, dou um desconto aí. Estupidez, revolta e depressão são coisas inerente de boa parte da estúpida humanidade e, felizmente, não me incluo nesse nicho. Quanto à ficar com todo mundo, meu coração sempre foi muito expansivo...

Deixando as piadas de lado e as bitoladices religiosas, o que o camarada fala não fica muito longe da verdade justamente pela imagem estúpida que muitos "roqueiros" tem de si mesmo. Agora, qual a relação da música com o comportamento específico de cada um?

NENHUMA!!!

Sempre fui completamente contra rótulos. O mundo não está dividido em bem ou mal, como muitos crêem, muito menos em grupos. Cada ser humano é único, com suas qualidades e defeitos. Como você me rotula por gostar de rock, usar bata ou ter o cabelo comprido? Rotular alguém é o maior erro que pode existir.

Muitos "roqueiros" estão nessa pelas porralouquices descritas pelo camarada. Vidas fúteis e vazias, só de imagem. As pessoas vêem, por exemplo, as loucuras feitas por grandes astros do rock... só que tem um detalhe, crianças: antes de tudo, eles eram MÚSICOS! Eles estavam nessa pela música (diferente do que se vê hoje...). Nenhum deles pensou "Vou começar a tocar pra descolar prostitutas e destruir quartos de hotéis".

Então, não existe essa de associar um estilo musical com isso ou aquilo. Comentários como esse da comunidade mostram como as pessoas vivem somente de imagem. A imagem NÃO é tudo, meus amigos: ela pode ser divertida no começo, mas se você não é aquilo que passa (e muitos não são), o preço a ser cobrado é muito caro.

Como diria o sábio Keith Richards... ou você é "cool" ou não é.

Não há como simular. Fato.

Um comentário: