segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Música e fast-food

Na última atualização, eu expliquei sobre o fast-food geral da sociedade! E no que isso se aplica à música???

Certamente a pobrezinha é uma das que mais sofrem com todos esses nossos defeitos consumistas! Afinal, quantos grupos conseguem durar algum tempo hoje em dia ou mesmo serem lembrados (pasmem!) meses depois de "estourarem"?

Eu costumo dizer que o rock'n'roll e a música em si morreram no início dos anos 80. É mais ou menos o que o personagem do Jack Black diz no filme Escola do Rock: a MTV ajudou a detonar com a boa música. Foi quando surgiu a era dos videoclipes... quando passaram a dar mais atenção à imagem e deixaram o som de lado.

Vieram então aqueles videoclipes "dinossáuricos", caríssimos, cheios de historinhas... mas e a música? Com o tempo o pessoal foi esquecendo de ouvir, deixando de prestar a atenção... e tudo se transformou! Putz, sério, dá até nervo de ver algum videoclipe hoje... as músicas são todas iguais, só muda a forma como a "história" é contada!

Com isso, o som foi se tornando fabricado para logo em seguida o mesmo acontecer com as bandas e os "músicos". Afinal, pensem comigo: é muito mais fácil você juntar um ou outro mané, criar um personagem pra cada um, criar um sonzinho chulé e largar essa colcha de retalhos inútil na mídia.

O povo é burro, crianças! Ele vai seguir fielmente algum grupo que surja com coisas como "a grande revelação", "a nova sensação do momento", ou qualquer slogan estúpido do tipo. Poucos tem discernimento pra fugir dessa manipulação imposta pela mídia.

Resultado? Os grandes tubarões ganham rios de dinheiros com algum grupo musical dispensável e, quando eles começam a perder o pique, inventam alguma reviravolta com suas marionetes ou então surge outro grupo IDÊNTICO (mudam somente um ou outro detalhe, na verdade).

E é assim que temos uma música de fast-food. Você ouve/consome e pouco tempo depois defeca tudo sem mais problemas. E tal qual o fast-food, isso também faz mal, só que para o seu cérebro! Alguém deveria fazer uma nova "dieta do palhaço"...

Hmmm... o que jantamos ontem? O que escutamos ontem???

Nenhum comentário:

Postar um comentário